quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

[Finalmente Vivos] Parte III: Como acontece o Novo Nascimento? (2) | Voltemos Ao Evangelho

[Finalmente Vivos] Parte III: Como acontece o Novo Nascimento? (2) | Voltemos Ao Evangelho

Minha armadilha mata até o mosquito da dengue Veja como fazer uma arapuca ecológica para ficar livre de insetos neste verão!

Depoimento de Giane Pereira Soares, 45 anos, artista plástica, São Paulo, SP 
“Nasci no Rio Grande do Sul e cresci vendo meus pais fazendo uma armadilha ecológica para combater os insetos, principalmente os da dengue. Há oito anos, me mudei para São Paulo e pensei que não precisaria mais me preocupar com isso por causa do tempo seco. Até que recebi um folheto da prefeitura com dicas para evitar o mosquito da dengue. 

Passei a observar os prédios e vi muitas vasilhas destampadas no quintal e pneus sem uso na garagem. Me lembrei da armadilha e corri para fazê-la. Acompanhe o passo a passo nesta página. Para mais ideias, visite meu blog, o Giane Cor de Rosa” 

MATERIAIS • 1 garrafa plástica de 2 litros 
• 1 tesoura 
• 50 g de açúcar mascavo 
• 200 ml de água 
• 1 g de levedura (fermento biológico de pão, encontrado no mercado) 
• 1 pedaço de tecido ou cartolina preta 

PASSO A PASSO

{txtalt}
1. Use a tesoura para cortar a garrafa ao meio. Reserve a parte do gargalo, pois ela será usada depois. 
{txtalt}
2. Jogue água morna no açúcar mascavo. Isso vai atrair os insetos. Acrescente o fermento à mistura fria. Ele cria o dióxido de carbono, que mata os mosquitos.
{txtalt}
3. Encaixe o gargalo na garrafa, cubra com tecido ou cartolina preta e pendure em local próximo à água.

DA REDAÇÃO
Mosquitos fora de casa! 
No verão, por conta do calor, o processo de nascimento dos insetos acaba acontecendo mais rápido do que durante as outras estações. “Bastam de oito a 11 dias para que novos insetos apareçam”, conta Virgília Luna Castor de Lima, da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), de São Paulo (SP), instituto que combate doenças transmitidas por insetos, como dengue e malária. Água parada também é um fator que colabora para a reprodução dos insetos. Sobre a armadilha ecológica, Virgília diz que é necessário ficar atento com a quantidade ideal de água a ser utilizada no recipiente (apenas 200 ml). A especialista da Sucen recomenda que a casa seja verificada uma vez por semana.

• Tire objetos descartáveis e que podem acumular água
• Verifique com frequência os vasos de plantas
• Fure a base dos pratinhos dos vasos das plantas
• Não tenha planta aquática dentro de casa
• Mantenha a caixa-d’água bem vedada
• Mantenha os ralos do quintal e da garagem bem tampados
• Manter recipientes, como bebedouro de animais, cobertos
• Mantenha o vaso sanitário tampado quando não for usado

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

O EVANGELHO SEM CRISTO


É com imenso desprazer que vos apresento “o evangelho  sem Cristo”.
Mas calma aí. Evangelho sem Cristo? Como pode? A  base do evangelho não é o Senhor Jesus Cristo? Então  como pode isso ser?
O Senhor disse: “E chamando a si a multidão, com os  seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir  após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e  siga-me.”
(Mateus 10.38): “E quem não toma sua cruz e não  segue após mim não é digno de mim”.
Cruz = sofrimento.

Existe um outro significado para “tome a sua cruz?
Creio que não!
Então por que muitos cristãos se sentem incomodados  e até  se escandalizam quando tomam conhecimento de que  existem pessoas presas (como o pastor iraniano  Youssef Nardakani) e outras sendo vilipendiadas como  se fossem bandidos por causa do evangelho?
II Timóteo 2:9: “Por isso sofro trabalhos e até  prisões, como um malfeitor; mas a palavra de Deus  não está presa.”
II Timóteo 3.12 “E também todos os que piamente  querem viver em Cristo Jesus padecerão  perseguições.”
Talvez pensem que no evangelho de Cristo não pode  haver a cruz. Mas a Bíblia diz:
II Timóteo 2.12:”se sofrermos, também com ele  reinaremos ; se o negarmos, também ele nos negará;”
Como funciona o “evangelho sem Cristo”?
O crente passa a entender que o sofrimento não pode  fazer parte da vida cristã, então passa a desprezar  todo o ensino que trata do sofrimento da igreja de  cristo como a marca registrada do evangelho. Ou seja,  não é uma seita, não é uma religião, não é uma  denominação, não é um grupo organizado, é  simplesmente o indivíduo com os seus próprios  conceitos cristãos.
I Timóteo 4.1 :”Mas o Espírito expressamente diz que  nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando  ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de  demônios.”
Evangelho sem Cristo existe e está presente na  cabeça de muita gente. Esses esperam os benefícios  do evangelho sem, no entanto, serem participante dos  sofrimentos da cruz. Não fui eu quem disse, mas sim  o dono do evangelho – Jesus, o Senhor – “tome sua  cruz e siga-me
Mas existe um alento diante dessa terrível verdade  acima descrita, e é que enquanto houver dia e noite,  inverno e verão, sol e chuva, haverão pessoas que  pregam o sofrimento do evangelho da cruz associado  aos benefícios do mesmo. Tem sido você assim?

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

IRMÃO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO


IRMÃO JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

 
(uma fábula verdadeira)

 
    Era uma vez em uma terra não muito distante, uma pobre viúva e seu único filho. Um dia ela o chamou e disse-lhe: "João, acabou o dinheiro e a comida. Vá até à cidade e venda nossa vaquinha, pois é o único bem que nos resta. Não temos mais nada para sacrificar, só um milagre pode nos ajudar agora. Já fiz de tudo: tomei banho com água do rio Jordão e com sabonete de extrato de arruda, plantei uma roseira ungida, andei pelo corredor de sal grosso, recebi a oração dos '318 duendes' (ou seriam doentes), fiz quebra de maldição pensando em não quebrar financeiramente, fiz cura interior para poder 'perdoar Deus' e paguei todas as prestações do meu carnê de contribuição 'Colunas na Casa de Deus', e nada adiantou!"
    Então João pegou a vaquinha e foi sacrificar sua última esperança. Foi quando encontrou pelo caminho um senhor que tinha a aparência como de um anjo, e que lhe fez a seguinte proposta: "Tenho aqui três feijões mágicos chamados: Pai, Filho e Espírito Santo. Com eles você terá a resposta para tudo aquilo que você precisa (não para tudo aquilo que você deseja). Estes feijões te darão: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, domínio próprio e acima de tudo perdão e salvação."
     Ele voltou saltitante de tanta alegria, pois tinha certeza de que havia encontrado a pérola de grande valor, havia encontrado um tesouro escondido. Não esperava a hora de contar estas boas novas para sua mãe e para todos que encontrasse pelo caminho.
Mas quando chegou em casa, para sua surpresa a notícia trouxe mais tristeza do que satisfação. Sua mãe queria uma resposta para esta vida, não para uma vida posterior, já que as pessoas só acreditam no milagre quando vêem o santo, e só querem resolver seus problemas, não os dos outros.
Ela ficou furiosa e gritou com seu filho: "Como vou viver como uma Rainha? Como vou viver como filha do Rei? Como vou viver segundo as 'profecias' que recebi da irmã Maricotinha? Como? Com um filho burro como este que tenho!!!"
     Como castigo ela o trancou dentro do quarto e o obrigou a assistir a todos estes programas "evangélicos" de testemunhos que passam na televisão, e jogou fora os três feijões pela janela.
    Mas aquelas sementes caíram em boa terra, que cresceram e se fizeram árvores, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.
    Deus dá aos seus enquanto dormem, e João dormia tranquilo, pois sabia que aquelas sementes ele havia conseguido não com sacrifício, mas com FÉ.
    Quando acordou ele viu uma enorme árvore, que fazia sombra aos cansados e produzia frutas para alimentar os famintos. Ele a chamou de GRAÇA, mas quanto mais ele olhava, mais ele se espantava: como pode ser a GRAÇA tão grande, tão enorme?, pensava.
     João tentou medir a GRAÇA e começou uma árdua tarefa, escalando, subindo, pois ele não sabia que a GRAÇA só pode ser medida de cima para baixo, não de baixo para cima, já que suas raízes não nascem na terra, porém no Céu.
     Mas algo interessante acontecia: quanto mais ele se esforçava, menos a jornada rendia. E quanto mais ele descansava, mais a jornada rendia. Ele resolveu então se deitar em suas folhas e deixar que seus ramos o levassem ao seu destino.
    Quando chegou ao topo, João ficou maravilhado com tantas coisas belas que encontrou lá: gente de todas as raças, cores e crenças cantavam alegremente, livres de todos os jugos, dores e preocupações de lá debaixo.
As ruas eram de ouro, o mar de cristal, os muros de jaspe e os portões de pérolas. E o sol de JUSTIÇA.
    Mas ele observou ao longe algo que destoava daquele lugar, um CASTELO.     De repente se aproximou dele uma linda mulher (poderia ser uma ANJA, mas ANJO não tem sexo!) e se apresentou: "Meu nome é AMOR." E lhe perguntou: "O que aflige seu coração, João?"
    "O que é aquele castelo e quem mora lá?", ele perguntou, intrigado por pensar que havia pessoas ricas e abastadas ou de outra classe social naquele lugar.
    "Não se preocupe, aquilo que você vê é só o JOIO, plantado pelo inimigo. Aquele castelo se chama IGREJA e quem mora lá é um gigante malvado da tribo dos Apostozeus conhecido como APÓSTOLO. Ele pensa que é grande, mas é o menos importante aqui. Ele pensa que manda, mas se esqueceu que quem manda aqui é aquele que serve."
    Curioso como só ele, João resolveu então fazer uma visita para tirar suas dúvidas. A caminhada foi muito difícil, pois teve que caminhar toda estrada da RELIGIÃO, percorrer o abismo dos RITUAIS e atravessar as pontes dos DOGMAS e das DOUTRINAS.
    Quando chegou, percebeu um grande letreiro de néon na porta de entrada, carros importados na garagem e uma enorme livraria, onde se encontravam livros que explicavam até quem foi o pai de Deus. E mais de mil e uma fórmulas de como ser bem sucedido lá embaixo. Mas o que mais chamou sua atenção foi uma enorme torre de um canal de televisão sobre o telhado do castelo. 
João entrou e ficou de espreita, quando observou o gigante vindo elegantemente vestido num colossal terno Armani. Ele sentou-se em sua enorme poltrona, que mais parecia um trono, e chamou seus súditos (ou membrezia, ou como queiram chamar) e pediu (aliás, ordenou): "Tragam a galinha que bota ovos de ouro e a harpa que canta!"
    Trouxeram a gaiola e a harpa e colocaram em cima da mesa (ou seria altar). João observou que o nome que estava na gaiola na qual a galinha estava presa era DIZÍMO, e o nome que estava entalhado na harpa cantante era UNÇÃO LEVÍTICA.
    O gigante gritava então à galinha: "Bote um ovo de ouro agora, senão eu te amaldiçoo!" E a galinha temerosa botava um ovo. Cada vez que ele gritava, ela botava um ovo maior ainda.
    Ele gritava então à harpa: "Cante um canto 'profético' senão eu te amaldiçoo!" E a harpa punha-se a cantar sem parar, às vezes repetidamente a mesma canção, até o gigante entrar em transe.
    João se compadeceu daquela situação e pensou: "Vou esperar, e quando o gigante cochilar, vou pegar a galinha dos ovos de ouro chamada DIZÍMO e a harpa chamada UNÇÃO LEVITÍCA e vou dar no pé."
    O gigante estava exausto, pois havia acabado de participar de uma MARCHA PROFÉTICA por todo seu território. Pegou logo no sono. Como aquele ditado "a ocasião é que faz o ladrão" se aplicava a todos ali, João pegou a galinha e a harpa e saiu em disparada. Mas ao correr a galinha cacarejou e a harpa soltou um som.
O gigante despertou e gritou: "Quem roubou minhas fontes de renda?!" Ele viu João correndo e quis correr atrás, mas como estava com a pança cheia depois de ter comido demais na CEIA DOS OFICIAIS, não conseguiu correr e alcançá-lo.
    João desceu rapidamente daquela enorme árvore, e gritou para sua mãe: "Traga logo o machado afiado o qual eu chamo de VERDADE!" E cortou o tronco da árvore chamada GRAÇA. Mas cortou só o suficiente para que depois ela brotasse, crescesse e florescesse novamente.
O gigante despencou lá de cima, do lugar onde "ele" construíra, e espatifou-se como Judas lá embaixo. 
João ficou tão feliz por ter escapado de tamanha tribulação, que libertou a galinha que botava ovos de ouro chamada DIZIMO. Antes mudou seu nome para COMPAIXÃO, mas ela não quis ir embora, e ficou botando ovos para quem era agora seu verdadeiro dono. À harpa chamada UNÇÃO LEVITÍCA, ele permitiu que cantasse somente aquilo que estivesse em seu coração, e também mudou seu nome para ADORAÇÃO.
    Em gratidão por ter livrado aquele lugar do gigante (mais malandro do que malvado) os habitantes lhe permitiram que batizasse também aquela cidade. João então a chamou de LIBERDADE.

 
"Fiz-me acaso vosso inimigo, dizendo a verdade?" (Gálatas 4:16).

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CRACK A DROGA QUE MATA...



Crack: um sério problema de saúde e também social.
O crack é preparado a partir da extração de uma substância alcaloide da plantaErythroxylon coca, encontrada na América Central e América do Sul. Chamada benzoilmetilecgonina, esse alcaloide é retirado das folhas da planta, dando origem a uma pasta: o sulfato de cocaína. Chamada, popularmente, de crack, tal droga é fumada em cachimbos.

Cerca de cinco vezes mais potente que a cocaína, sendo também relativamente mais barata e acessível que outras drogas, o crack tem sido cada vez mais utilizado, e não somente por pessoas de baixo poder aquisitivo, e carcerários, como há alguns anos. Ele está, hoje, presente em todas as classes sociais e em diversas cidades do país. Assustadoramente, cerca de 600.000 pessoas são dependentes, somente no Brasil.

Tal substância faz com que a dopamina, responsável por provocar sensações de prazer, euforia e excitação, permaneça por mais tempo no organismo. Outra faceta da dopamina é a capacidade de provocar sintomas paranoicos, quando se encontra em altas concentrações.

Perseguindo esse prazer, o indivíduo tende a utilizar a droga com maior frequência. Com o passar do tempo, o organismo vai ficando tolerante à substância, fazendo com que seja necessário o uso de quantidades maiores da droga para se obter os mesmos efeitos. Apesar dos efeitos paranoicos, que podem durar de horas a poucos dias e pode causar problemas irreparáveis, e dos riscos a que está sujeito; o viciado acredita que o prazer provocado pela droga compensa tudo isso. Em pouco tempo, ele virará seu escravo e fará de tudo para tê-la sempre em mãos. A relação dessas pessoas com o crime, por tal motivo, é muito maior do que em relação às outras drogas; e o comportamento violento é um traço típico.
Neurônios vão sendo destruídos, e a memória, concentração e autocontrole são nitidamente prejudicados. Cerca de 30% dos usuários perdem a vida em um prazo de cinco anos – ou pela droga em si ou em consequência de seu uso (suicídio, envolvimento em brigas, “prestação de contas” com traficantes, comportamento de risco em busca da droga – como prostituição, etc.). Quanto a este último exemplo, tal comportamento aumenta os riscos de se contrair AIDS e outras DSTs e, como o sistema imunológico dos dependentes se encontra cada vez mais debilitado, as consequências são preocupantes.
Superar o vício não é fácil e requer, além de ajuda profissional, muita força de vontade por parte da pessoa, e apoio da família. Há pacientes que ficam internados por muitos meses, mas conseguem se livrar dessa situação.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

ELEIÇÕES 2012 LEIA...DIA 7 D3 OUTUBRO VEM AI...


Outubro de 2012 acontecem as eleições municipais [prefeito e vereadores]. Para muitos, causa uma dor no coração ter que sair de casa em pleno domingo e votar em alguém do qual ainda não se sabe o comportamento ao assumir a Prefeitura e a Câmara de Vereadores.
Muitos nomes estão sendo cogitados como pré-candidatos, poucos com a qualidade de quem vai fazer algo para o povo. Parece um ciclo vicioso onde a luta macro é pelo autopoder de soberania, a sustentação do bem particular e do nome da família em excelência. Coisas deste tipo acontecem frequentemente nos interiores do estado.
É fato consumado que as promessas são eminentes, obras belas, melhoria na educação, saúde, segurança… Mas o que vemos na verdade é um povo que sucumbe diante das promessas que não saem do papel.
Há quem diga que a melhoria está por vir, e que político ‘A’ passou determinado tempo e não fez nada e ‘B’ está tentando fazer. Mas isso comprova algo? Não! O que deve acontecer de verdade é transformar o desenho do papel em realidade. Pois se fossemos viver só de palavras, Sócrates, Platão, Marx, Weber, todos estes estariam em um bom lugar.
Vamos sair um pouco do cenário municipal. E vamos dá um salto para o nacional e adiante será explicado o por quê.
“O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi [PDT], declarou sobre suspeita de corrupção em uma entrevista dada ao Jornal Hoje [Rede Globo]: “Sou osso duro de roer”. A entrevista foi concedida devido a uma reportagem da revista Veja que apontou o envolvimento de funcionários do ministério em um suposto desvio de recursos de convênios com entidades privadas.
Relembrar não custa nada, mas o ex-ministro dos Esportes, Orlando Silva [PCdoB], também afirmou não ter roubado nada. Pediu renúncia. Voltando para o ministro Carlos Lupi, segundo ele, as acusações não passam de ‘denuncismo’ e o mermo exige “que se apure com profundidade e se prenda, cadeia, para o corrupto e para o corruptor”. Pelo visto, não vai demorar nada para o ministro amolecer o osso e pedir demissão.”
Os casos acima citados mostram que a corrupção é algo evidente, seja do alto clero político ao menor. Um fato recente aconteceu na cidade de Diadema, interior de São Paulo, localizada a 22 km da capital. A equipe do Programa da TV Bandeirantes, Custe o Que Custar [CQC], visitou o município para conversar com o representante da prefeitura sobre um parque totalmente abandonado. Segundo o coordenador do parque, Perez Garcia, a prefeitura não tem culpa nenhuma da situação, pois o parque é limpo cotidianamente. Bom, pela situação das imagens é meio difícil de acreditar.

Esta é a outra realidade referente às promessas feitas em campanhas e no fim das contas nada se é cumprido.

Antes de digitar os dois botões, lembre-se que ele definirá o futuro da sua cidade. Parece ser bobo o fato de digitar, no entanto se transforma em algo valiosíssimo. Não seja egoísta, pense no salto de vida coletivo. Por que ao invés de você ser o “respeitável público” do espetáculo circense, no mínimo você.

Vale ressaltar as inúmeras promessas de saneamento básico, educação, saúde, segurança. Ao todo sobra dinheiro para eles, mestres de obras superfaturadas. Verdadeiros elefantes brancos. Onde o seu bolso fica vazio e o deles sobra espaço até na cueca. Sabemos que está distante, mas não custa cobrar de você mais responsabilidade, pois não podemos pagar um preço alto por erro que poderia ser evitado. Por fim, está na hora de o povo refletir e esquecer a churrascada ou feijoada no domingo e começar a pensar no voto como algo sério, que requer tempo e caráter. E ver que há uma sociedade esperançosa por mudanças, das quais não vem. Será o palhaço ou o bobo da corte desse grande picadeiro chamado politicagem.

Bom, o circo está montado, palhaços, trapezistas, mágicos se apresentam, embaixo desse imenso picadeiro da falta de vergonha. Enquanto isso, as pessoas ficam ‘roendo ossos’ para conseguir aguardar uma nova eleição e no fim realizar uma nova burrada. Dia 7 de outubro de 2012 está próximo, vamos aguardar para ver qual será dessa vez.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

SEJA UM INTERNAUTA CORRETO!!


Seguindo essas recomendações, você pode fazer valer a sua opinião com responsabilidade. E ainda preservar sua reputação digital!
Dicas para se ter e manter uma boa reputação segura na web
Dicas para se ter e manter uma boa reputação segura na web

Atitudes

  • Gere conexão positiva!;
  • Criticar não é ofender. A escolha do texto certo é essencial para ser um internauta digitalmente correto;
  • Escreva bem. Evite maus entendidos digitais;
  • Respeito é essencial. Perde a razão quem usa palavrão ou ofende o cidadão;
  • Não faça justiça com o próprio mouse!;
  • Tenha postura como consumidor. A reclamação não deve extraplorar;
  • Pisou na bola! Peça desculpas e corrija sua publicação. Lembre-se, o mundo todo está lhe observando em tempo real!;
  • Leia antes de publicar. Depois que foi ao ar não dá mais para voltar atrás, despublicar.

Reputação

  • Sua reputação é medida pelo conteúdo que você publica na web;
  • Se beber, não poste! Fique longe do seu celular do seu celular e das redes sociais. O day after digital pode ser catastrófico;
  • Dê o exemplo. Se alguém passar do ponto com você, responda educadamente. Caso não resolva, denuncie!;
  • Evite disseminar boatos e conteúdos falsos. Cheque as informações antes de transmiti-las.

Segurança

  • Proteja sua identidade digital! Não empreste ou compartilhe suas senhas – nem por amor ou amizade!;
  • Cuidado com o excesso de exposição. Publicar rotinas, trajetos, horários, locais, detalhes dos filhos e animais de estimação podem atrair criminosos;
  • Use recursos de geolocalização com muito cuidado e evite fazer check-in em ambientes profissionais;
  • Para evitar riscos, use somente imagens já autorizadas pelas pessoas retratadas e nunca de forma prejudicial à honra e reputação delas;
  • Perguntas que o deixem pouco à vontade ou pedidos de revelação de informações mais íntimas podem ser indício de má intenção, assédio ou vazamento.Desconfie;
  • Participe, mas escolha bem suas amizades digitais e quem você segue nas redes sociais. Afinal, diga-me com quem navegas que lhe direi quem és!

Ideias

  • Você gosta de gerar polêmica? Esteja pronto para respostas indesejadas ou inesperadas;
  • Curta a democracia! Assuma seus próprios textos;
  • Seja original!Plagiar não está com nada;
  • PARODIAR não significar PREJUDICAR.

Direitos dos outros

  • Fique atento com os direitos do autor e direitos de imagem. Respeito o conteúdo do próximo;
  • Cuidado ao usar a imagem de pessoas. Elas têm o direito de pedir para tirar do ar. Se isso ocorrer, retire imediatamente;
  • Muita cautela com fotos de criança. Você não tem controle do seu destino (pode até virar pedofilia);
  • Cite a fonte e faça referência. Até o conteúdo acessível e gratuito precisa de menção de autoria para ficar legal literalmente!;
  • Não promova alteração não autorizada em logomarcas, imagens e de marcas registradas. Mesmo ao protestar faça de forma ética e correta;
  • Ninguém quer ser um laranja digital nas redes sociais;
  • Fique atento, pode acontecer com você;
  • Vamos promover a internet do bem!

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Para combater o stress, nada melhor do que os Calmantes naturais


Diversas plantas comercializadas prometem apaziguar a mente. Mas será que os fitoterápicos são tão eficazes quanto os remédios tradicionais na hora de mandar o nervosismo e o baixo-astral pra longe? veja:

Para combater o stress, nada melhor do que os Calmantes naturais
Para combater o stress, nada melhor do que os Calmantes naturais
Em julho de 2011, a Organização Mundial da Saúde divulgou uma triste notícia: estão crescendo os casos de ansiedade e depressão em todo o mundo. Para piorar, nosso país foi apontado como o campeão na incidência do distúrbio — 10,8% dos brasileiros são considerados depressivos graves. Uma das razões para esse quadro alarmante é o ritmo de vida que levamos. “Sedentarismo, cobranças maiores no ambiente de trabalho e má alimentação são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos”, analisa Rafael Freire, psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense.
Para combater os males da mente, os médicos costumam receitar remédios como os ansiolíticos, que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento: entre 2006 e 2010, a venda dos famosos tarja preta para a cabeça aumentou 36% no Brasil.
“A população está mais estressada, mas isso não significa que haja necessidade de prescrever mais ansiolíticos”, pondera o psicobiólogo Ricardo Tabach, da Universidade Federal de São Paulo. “Só que o próprio paciente costuma pedir o remédio como solução para todos os problemas”, lamenta Freire.
Como alternativa para esse uso excessivo, que pode causar sérios efeitos colaterais e até dependência, alguns apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas. Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de camomila para se acalmar? A sabedoria popular indica há tempos algumas ervas como saída para o estresse e as noites maldormidas.
No entanto, vale esclarecer uma confusão corriqueira. “Os fitoterápicos, como todo medicamento, passam por uma série de pesquisas para comprovar sua eficácia. Já as plantas medicinais podem ser usadas de outras maneiras, no preparo de chás”, diferencia o professor de farmacologia Hudson Canabrava, da Universidade Federal de Uberlândia, no interior de Minas Gerais. E nem todos os remédios naturais já caíram nas graças dos cientistas. É preciso conhecê-los bem antes de correr até a farmácia fitoterápica mais próxima.
Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. “Para ser registrado, o remédio deve passar por testes que comprovam sua eficácia, segurança e qualidade”, esclarece Mônica Soares, especialista em regulação de fitoterápicos da Anvisa. Além disso, o órgão também lançou em 2011 o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. O guia explica aos profissionais de saúde como manipular 58 das plantas medicinais mais conhecidas, auxiliando na produção desse tipo de medicamento.
Entre essas plantas, estão a passiflora, a valeriana e a erva-de-são-joão. Esse trio é bastante utilizado pela indústria farmacêutica em fórmulas que tratam casos de depressão leve a moderada. “As três plantas contêm substâncias que atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso, relaxando o indivíduo”, explica Ricardo Tabach. “A principal vantagem em relação ao ansiolítico é o fato de a concentração dos princípios ativos ser menor e misturada a outros compostos, o que abaixa o risco de efeitos colaterais e dependência”, expõe o doutor em farmacologia João Batista Calixto, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. “Os resultados do tratamento à base de fitoterápicos demoram mais para aparecer, mas seus efeitos adversos são muito menos agressivos”, completa Hudson Canabrava.
Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. “Os princípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações”, atesta Tabach. Busque comprá-los em farmácias de confiança e conferir no rótulo o nome científico da planta.
E, mesmo sendo de origem natural, os fitoterápicos devem ser consumidos com cautela. Um dos principais perigos é a interação medicamentosa, que pode anular ou até potencializar drogas que estejam sendo tomadas paralelamente. “As plantas possuem milhares de substâncias químicas capazes de reagir de maneira indesejada com medicamentos alopáticos comuns. A passiflora, por exemplo, que é um calmante suave, causa sonolência excessiva se combinada com outros remédios”, adverte Canabrava. Não caia no engano de pensar que as plantas são inofensivas. A orientação médica é indispensável. Sempre.

E os florais? Funcionam mesmo?

Apesar de as gotinhas à base de flores fazerem sucesso há muitos anos, seu desempenho positivo ainda não foi comprovado de vez pela ciência. Tanto é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, não regulamenta o comércio dos florais. “O que acontece muitas vezes é o efeito da sugestão, ou seja, a pessoa toma o floral confiando em seus resultados. Esse processo, também conhecido como placebo, é responsável por cerca de 30% da eficácia até dos medicamentos tradicionais”, explica Hudson Canabrava, professor de farmacologia da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.

5 plantas que tranquilizam (e têm o aval da ciência!)

Melissa: Melissa officinalis

Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente
Formas de consumo: Seu chá é a mais popular

Camomila: Matricaria recutita

Esse tipo de camomila tem efeito calmante
Formas de consumo: é bastante difundida. Suas folhas e flores são empregadas em infusões

Erva-de-são-joão: Hypericum perforatum

É a mais eficiente para combater a depressão
Formas de consumo: usada na produção de medicamentos, ela só pode ser comprada com receita médica

Passiflora: Passiflora incarnata

Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão
Formas de consumo: Além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamento

Valeriana: Valeriana officinalis

Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono
Formas de consumo: é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo