segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Estudo desvenda como hepatite C sobrevive no organismo humano


Estudo desvenda como hepatite C sobrevive no organismo humano

Descoberta leva também a novo tratamento para a doença.
Hepatite C pode causar doenças crônicas e câncer de fígado.

 
Uma pesquisa norte-americana descobriu como o vírus da hepatite C sobrevive no corpo humano e mostrou como um novo medicamento pode funcionar no combate à doença.

Os médicos estimam que a maior parte dos pacientes passe meses ou até anos com a enfermidade sem que os sintomas se manifestem. Muitos não sabem que estão infectados. A longo prazo, a hepatite C provoca doença crônica do fígado e aumenta o risco de câncer.
O vírus usa material das células humanas para garantir sua sobrevivência. Ele liga uma molécula de suas células, chamada de "microRNA", a outra parecida das células do fígado humano. Com essa ligação, o vírus se estabiliza, se redroduz no fígado e mantém seu ciclo de vida.
“É um exemplo clássico de como os vírus subvertem funções normalmente benéficas da célula para seus próprios propósitos execráveis”, comentou o pesquisador Stanley Lemon, da Universidade da Carolina do Norte, em material de divulgação.
Para quebrar o ciclo de vida do vírus, o estudo publicado na edição desta segunda-feira (2) da revista científica da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”, sugere o bloqueio da molécula do fígado "usurpada" pelo vírus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário