sábado, 21 de janeiro de 2012

O QUE SIMBOLIZA O PEIXE ?


O QUE SIMBOLIZA O PEIXE ?


O cristianismo é a religião monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Cristo ( Xριστός – do grego), título conferido à figura Jesus de Nazaré. O termo  “Xριστός = Cristo” era conhecido dos judeus com base na unção para a concessão de determinados oficios divinos a uma pessoa. Havia a unção para o rei, denominada “unção real”; de igual forma havia a unção para o profeta, “unção profética”; e por fim a unção para o sacerdote, “unção sacerdotal”. Era possivel conceder a unção para até dois dos oficios divinos estabelecidos, ou seja: alguem poderia ser rei e profeta, mas não podeia ser sacerdote, alguem poderia ser sacerdote e profeta mas não poderia ser rei, ou até mesmo podia ser rei e sacerdote mas não poderia ser profeta. Se acontecesse de alguem receber a unção para os tres oficios, essa pessoa seria ungida totalmente, assim essa pessoa seria “O CRISTO”. Não houve o Cristo no Antigo Testamento.
·         Melquisedeque – era sacerdote e rei, mas não era profeta.  Gn. 14.18
·         Samuel – era profeta e sacerdote (embora não fosse da tribo de Levi) Ism.1.24-28
·         Davi – era profeta e rei mas não era sacerdote. At.2.29,30
·         Saul era profeta e rei, mas não era sacerdote ( quando exerceu o ofico de sacertode Deus lhe tomou o reino e deu a Davi, embora não tenha sido esse o principal motivo, de sua rejeição, mas,  a desobediencia ). Ism.10.6
Jesus de Nazaré é o único na historia digno de ser chamado “Cristo”, pois a ele se atribui todos os oficios divinos. Rei, Profeta e Sacerdote.
·         A genealogia de Mateus mostra sua linhagem real. O profeta Zacarias faz alusão à sua entrada triunfal em Jerusalém :

Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis aí vem o teu Rei, justo e salvador, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de jumanta.
Zacarias 9.9

·         Ao entrar na cidade de Naim, Jesus faz parar o cortejo que seguia levando um jovem morto. Ao ressuscitar o jovem, a multidão assustada exclama: Grande Profeta se levantou entre nós e Deus visitou o seu povo Lc.7.16
·         O escritor do livro de hebreus ao fazer referencia aos rituais da lei, menciona seu cumprimento em Jesus Cristo e diz:
Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus.
Hebreus 7.26

O Jesus que professamos é o Cristo (ungido totalmente). Ele é a base do Cristianismo. O salvador da huanidade e o unigênito Filho de Deus.
Alguns símbolos foram incorporados ao cristianimo ao longo dos séculos, eis alguns deles:

A Cruz é o simbolo mais conhecido do cristianismo, em suas variadas formas como por exemplo:
 A cruz ou crucifixo dos católicos romanos, que em regra geral trás uma imagem cravada sobre ela.

 A cruz adotada pelos católicos ortodoxos possui oito braços como na imagem ao lado, é também chamada crucifixo. Segundo eles, essa era a forma original da cruz na qual crucificaram o Senhor Jesus Cristo. Sobre a haste central (vertical) encontram-se três travessões horizontais. O maior que encontra-se  no centro é onde estavam os braços de Jesus. O travessão superior lembra a tábua onde estava a expressão "Jesus Nazareno Rei dos Judeus" colocada por ordem de Pilatos em três idiomas: Hebraico, Latim e Grego. Era costume romano escrever a culpa do réu nessa tabuinha. A tradição ortodoxa sustenta que, os pés de Jesus não foram traspassados por um só cravo, como defende os católicos latinos, mas por dois cravos, um para cada pé. A haste inferior servia como apoio dos pés do crucificado.  


 A cruz simples utilizada por alguns protestantes. Esta geralmente é utilizada como símbolo da nova aliança,  porém, utilizada sem a imagem de um homem sobre ela.


Outro simbolo utilizado no meio cristão, provém do cristianismo primitivo que são as letras do alfabeto grego Alfa e Omega significando Cristo como o principio e o fim de todas as coisas.

Um dos simbolos mais utilizados hoje em circulos cristãos é a figura do peixe, que tem gerado diversas formas de interpretações: há quem diga que, o peixe é simbolo do cristianismo devido ao fato de Jesus comparar almas a peixes no chamamento do apostolo Pedro, por ocasião da pesca maravihosa.  Outros ainda dizem que o peixe simboliza o cristianismo porque Cristo mandou Pedro pescar, e tirar a moeda da boca do peixe para pagar o imposto do templo prescrito na Lei de Moisés. De acordo com o livro de Êxodo 30.13 esse imposto era de 20 geras, o equivalente a 11.242 g. Após o cativeiro babilônico, esse valor foi reduzido para a terça parte de um siclo = 5 g. Nm. 10.32.  Já no episódio de Mateus 17.24 o valor cobrado era de duas drácmas ( equivalente a dois dias de trabalho). A moeda que Pedro pescou era de um “Estáter”, o equivalente a quatro drácmas, por isso foi suficiente para pagar por ambos. 

A principal razão de o peixe ser um simbolo cristão, não reside em nenhuma dessas possibilidades, mas, no fato de a palavra grega para peixe  ( ιχθύς -ΙΧΘΥΣ - Ichthys ) ser um acrónomo de "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador :




*
I =
Iesus
Jesus


Jesus Cristo Filho de Deus Salvador
*
Ch =
Christus
Cristo
*
Th =
Theo
Deus
*
Y =
Yicus
Filho
*
S =
Soter
Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário