Ministra dos direitos humanos quer combate à intolerância religiosa
A ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), instalou no último dia 30 de novembro, o Comitê de Diversidade Religiosa e lançou a campanha de combate à intolerância religiosa.
A ministra explicou que o Comitê atuará na análise das denúncias de violações ao direito à diversidade religiosa. “O Brasil se orgulha de ter judeus e palestinos convivendo pacificamente em seu território”, destacou a ministra, ao reforçar a importância do respeito à diversidade religiosa no território nacional.
Mas a ministra lembrou que existem religiões que são alvo de preconceito. Ela mencionou as de matriz africana, que constantemente são atacadas.
A coordenadora-geral de diversidade religiosa da SDH, a pastora luterana Marga Strhöher, disse que a intolerância religiosa se dá pela não aceitação do diferente.
"Partimos de uma concepção de uma sociedade homogênea, que desconsidera a diversidade, em que determinada cultura, que também é forjada pela religião, se colocou como cultura universal no percurso histórico brasileiro," apontou.
Com o slogan "Democracia, Paz, Religião - Respeite", a campanha de Combate à Intolerância Religiosa tem o objetivo de promover o respeito à diversidade religiosa, eliminando todas as formas de intolerância.
Marga destacou que o Comitê será um importante instrumento para que o Estado brasileiro assegure a liberdade de credo no país. “Esse comitê tem a função de pensar como nós, no Brasil, podemos trabalhar juntos para superar a intolerância religiosa”, afirmou.
O Comitê funcionará no âmbito da SDH e será composto por representantes do governo e da sociedade civil organizada.
O Comitê funcionará no âmbito da SDH e será composto por representantes do governo e da sociedade civil organizada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário